voltar para a página Revistas   voltar para a página inicial do Portal  voltar para a página-site Isabel

Revista UpPharma 2019 05

Velhos que NÃO Viram Crianças
Por Isabel Fomm de Vasconcellos

Não gosto dessa história de tratarem os velhos como se eles tivessem voltado a ser crianças. Como se fossem todos uns Benjamins Buttons. Velhos não são crianças. Particularmente, acredito que crianças nasçam com a memória de outras vidas, por isso suas primeiras lembranças começariam só mais tarde, lá pelos 3 anos de idade. E começam como lembranças dessa vida, não de outras. Já imaginou lembrar, por exemplo, que numa outra vida você morreu queimada nas fogueiras da inquisição?

Os velhos -- nem todos -- talvez porque seus cérebros também estejam envelhecidos, podem embaralhar as lembranças, talvez até dessa vida com outras vidas, pois afinal, em algum lugar do cérebro, estariam, da mesma forma, armazenadas as memórias de outras vidas. Mas isso -- e a perda eventual de outras funções, além das cognitivas -- não os torna crianças.

Velhos são apenas velhos, têm a história dessa vida atrás de si e devem ter respeitada essa história. Pessoas que foram responsáveis pelo destino de milhões de outras, como políticos, legisladores, capitães de grandes corporações, grandes magos, grandes bruxas, de repente, começam a ser tratados pelos mais jovens como se fossem, eles e a grandeza de suas vivências, semi-imbecis.

Uma fisioterapeuta que recebeu uma amiga minha, de 67 anos, no consultório de um médico ortopedista, em atendimento preliminar, disse: "Ah, mas a senhora não pode usar sapatos com saltos tão altos". Ela riu: “Ué... Não os estou usando agora? Como não posso se estou com eles, normalmente? “- "Ah, mas a senhora não pode fazer ginástica em casa, sozinha, pode causar uma lesão" Ela pensou, mas não disse: -- Como não posso? Se estou fazendo ginástica sozinha há 3 décadas, baseada em tudo o que aprendi sobre atividade física na escola, em academias, na Internet?

O médico terminou por receitar a ela hidroginástica e atividades leves... De morrer de rir! Ela faz musculação com 4 quilos de peso, 40 minutos de bicicleta com carga, alongamento, isso sem contar as faxinas na casa, o levantamento de varais cheios de roupas de cama, a maratona dos aspiradores de pó, vassouras e espanadores... Nem todos os médicos e fisioterapeutas são sábios. Esses dois, em cujo consultório minha amiga esteve, não passam de um par de bufões que, da vida real, sabem pouco. Pensam eles, certamente, que há uma cartilha com fórmulas para procedimentos e protocolos, por idade... Mas nem todos os indivíduos são iguais, nem todos os velhos são velhos de fato.

A moça que está cuidando do pai da minha assessora é um doce de pessoa, alegre, bem humorada, eficiente. Mas leva pra ele cumbucas com tomate picadinho, que ele se recusa a comer; papinhas de abacate, que ele se recusa a comer. Ele quer alimentos cortados em pedaços grandes, para adultos. Ela ri das breves confusões mentais, escorregões no resto do delírio pós-operatório, resíduos da loucura artificial das drogas anestésicas, como se fossem travessuras infantis, cheias de ingenuidade e com a graça infantil da descoberta do mundo. Mas não são. O mundo, ele já passou 80 anos descobrindo...

Meus amigos e eu somos do time dos Novos Velhos, esses mesmos que estão derrubando, com a força e a violência de suas próprias experiências, os muitos preconceitos idiotas que os jovens ainda têm com relação aos velhos. Nós somos fortes. E não é qualquer ventinho que nos derruba. Um vendaval pode até nos curvar ligeiramente, mas nossas profundas raízes, fincadas na terra, nos sustentam. Velho, meninos, é a vovozinha!

Isabel Fomm de Vasconcellos é escritora e jornalista com especialização em saúde, editora do Portal SAÚDE&LIVROS há 18 anos e apresentadora de TV.
www.isabelvasconcellos.com.br