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ALGO NOVO ESTÁ ACONTECENDO EM SÃO PAULO

por Maria José Silveira

 

 

Daniel Castan  - http://www.castan-daniel.odexpo.com/

 

 

Começou com as faixas exclusivas para ônibus nas avenidas mais estranguladas pelos congestionamentos. A velocidade média dos ônibus aumentou, e cresceu também o número de pessoas que começou a preferir esse meio de transporte para chegar mais cedo em casa. Quem chiou foram os usuários de carro ao ver ônibus lotados deixando-os pra trás.
 

Aí vieram as ciclofaixas, interconectando a cidade com vias destinadas unicamente aos ciclistas. A chiadeira dos usuários de carro e de quem se tornou ideologicamente cego para perceber os benefícios disso foi ainda maior do que a dos ônibus: “A cidade não comporta”; “É cheia de subidas”; “Não existe ciclista pra tanta faixa.” Pela cidade toda, no entanto, o número de ciclistas só faz aumentar. Tanto para lazer quanto para trabalho. E a tendência é aumentar cada vez mais, o que até a publicidade já percebeu: além de dois grandes bancos apoiarem as ciclovias desde o começo, a propaganda recente de um imóvel diz, literalmente, “Dê seu carro de entrada, saía de apto novo” e mais abaixo: “Reinvente-se: Ganhe uma bike e saia pedalando.”
 

Depois veio a proposta de fechamento aos domingos da principal avenida da cidade, a Paulista. Habitantes de uma cidade sem praias, com poucos parques para tanta gente, os paulistanos lotaram a avenida. A chiadeira dos usuários de carro aumentou: “Vai prejudicar o comércio”; “Vai prejudicar os hospitais da região”. As experiências e os estudos feitos, no entanto, provaram que não. O Ministério Público não só aceitou viabilizar a abertura da Paulista para ciclistas e pedestres aos domingos, como sugeriu que a medida seja estendida para vias da periferia, o que, aliás, já estava previsto no projeto da prefeitura.
Agora, para diminuir o número de acidentes e melhorar o trânsito, está acontecendo a mudança da velocidade máxima nas principais vias da cidade, de 60 para 50 km. A chiadeira foi alarmante: “Os congestionamentos vão aumentar”; “A cidade vai parar”; “Os assaltos vão aumentar (sic!)”. A mudança foi feita e as primeiras pesquisas demonstram: os acidentes diminuíram 18%, a lentidão do trânsito caiu 12%, a extensão dos congestionamentos pela cidade no pico da tarde caiu 19%.
 

Veio também o começo da implantação de 50 cinemas na periferia, aproveitando locais já existentes. E, em conjunto com a iniciativa privada, a revitalização de várias áreas públicas da cidade, entre elas, uma que vejo da minha janela: o antigo Mirante da Av. 9 de Julho. Construído nos anos 50 como um ponto privilegiado da cidade, há décadas vinha sendo desfrutado apenas por consumidores de drogas. Hoje é um café cultural com grande frequência, e muita animação nos finais de semana. O cessionário do espaço está também revitalizando o entorno, inclusive os belos chafarizes da avenida abaixo.

 

Com todo esse remanejamento e revitalização do espaço público, a cidade está de fato assumindo cara

nova,moderna e viva, mais acolhedora. Para que isso acontecesse, foi preciso vontade política do Prefeito Fernando Haddad contra os chiadores - os que consideram um insulto pessoal a priorização do espaço público* depois de décadas de domínio absoluto dos carros, e os que fazem a isso uma oposição ideológica, entre os quais estão muitos dos que sempre se sentiram donos da cidade.
Aguardemos os próximos capítulos.

* grifo nosso

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Geraldo Barbosa Discordo da visão que ela tem sobre as medidas tomadas pelo prefeitinho. Para mim, so piorou a mobilidade. A cidade esta abandonada, suja e desconfortável. Algo desagradável esta acontecendo em São Paulo!

 
 

Isabel Fomm de Vasconcellos Geraldo, acho que vc quis dizer que piorou a mobilidade. Eu não sei não. Acho que melhorou. Eu acho tb que todas as obras foram feitas, com o perdão da má palavra, "nas coxas", isso sim. É demagógico e mal feito. Mas precisava ser feito.

 
 

Geraldo Barbosa Eu para sair do Morumbi de manhã levo mais de meia hora!!!! E encontro ciclovias VAZIAS!!!! a JK não anda. Aqui pra zona sul esta uma zona!
Ah! Quanto o "nas coxas" nem da pra comentar. Como engenheiro civil fico enojado pelo amadorismo irresponsável. Gastaram fabulas para obras de PESSIMA qualidade. E pior, não se briga por isso. Cade o MPE, o TCM, os vereadores? Ou são cegos ou fazem parte da corriola. São Paulo nunca esteve tão abandonada. Mas, de radar esta cheia! De faixas inúteis, esta cheia. Desculpe, mas não vejo como esse prefeitinho possa ser elogiado.