voltar para a página-site dos escritores Juvenal e Adriana

 

A Borboleta e a alegria de renascer

Textos de Juvenal Azevedo e de sua filha, Adriana, a que tinha pressa de vir ao mundo.

 

De Juvenal

 

Quando minha filha nasceu, era antevéspera de natal, 23 de dezembro, a cidade cheia de luzes e esperança, pois o natal pra mim é o momento do ano que as pessoas renovam sua esperanças, esperanças de um mundo melhor.

 

Ela nasceu num parto complicado e tinha poucas chances de sobrevivência, tanto quanto sua mãe. Os médicos não sabiam como seria o parto em si. Durante o parto tenso, que durou oito horas, eu, muito nervoso, saí para fumar um cigarro, na porta da maternidade, na Av. Paulista. Andava para um lado e outro, pelo jardim, contando os minutos no relógio e com medo das respostas dos médicos, pois minha mulher teve hemorragia aos seis meses e desde então ficara hospitalizada. Fôra uma gestação muito complicada.

 

Nossa filha tinha pressa de vir ao mundo.

 

De repente um conjunto de borboletas brancas cruzou o meu caminho e, naquele momento, foi como se o mundo respondesse minhas dúvidas e acalmasse meu coração. Num doce e suave balanço, pousando nas flores do jardim da maternidade, elas me avisaram que tudo ficaria bem.

 

Adriana nasceu frágil, pequena e indefesa, durante trêsmeses morou na UTI Neo Natal e foi o bebê mais famoso daquele ano, pois seu nascimento foi celebrado como milagre de natal, pelos médicos e enfermeiras. Daquele dia em diante eu aprendi a me conectar com a intuição. Passei a saber, sentir, o que ia dar certo na minha vida.

 

(Dali, 1950, Alegoria do Sol)

 

As borboletas, panapanás ou panapanãs[1] são insetos da ordem Lepidoptera classificados nas superfamílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal "Rhopalocera". Como outros insectos de holometabolismo, o seu ciclo de vida consiste em quatro fases: ovo, larva, pupa e imago (Adulto). Os fósseis mais antigos conhecidos de borboletas são do meio do Eoceno, entre 40-50 milhões de anos atrás[2].

 

 

 

(Vladimir Kush, sd, Fauna in La Mancha)

 

 

 

 

(Frida Khalo, 1940, Auto Retrato com colar de espinhos)

 

 

 

Diferentes áreas do mundo interpretam a borboleta com um simbolismo diferente. Por exemplo, na China, ela pode representar a imortalidade da alma. Para os japoneses, uma borboleta branca representa as almas dos falecidos. Na Grécia Antiga, borboletas representavam a psique ou alma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De Adriana

 

Ouvir sua intuição não significa ter os melhores resultados, pois as vezes vamos lidar com frustrações, mas quando você se conecta consigo mesmo,  aprende a lidar com qualquer situação da melhor forma possível.

Ninguém mais sabe sobre seus sentimentos que você mesmo .

 

Toda vez que eu chorava por alguma razão, meu pai fazia questão de contar a história do meu nascimento, e dizia:  você é uma vitoriosa que já veio ao mundo lutando por sua vida. Isso faz de você uma vencedora desde o berçário.

Enjoy, o melhor da vida é ser vivida!!!! Estar vivo, e com saúde, é uma benção. Não olhe para lado ruim das coisas, olhe para a possibilidade de renascimento constante que acontece a sua volta e com você.
 

Continue a voar!

Sempre que um animal mostra-se repetidamente para você, tome isso como um sinal do universo dizendo-lhe para manter seu foco em áreas de crescimento pessoal. Animais-guias servem como mensageiros, entregando lições importantes para você do outro lado do céu, e eles também podem tranquilizá-lo , mostrando que você tomou o caminho certo na vida.

 

Continue a voar é um convite, para continuar tentando encontrar o que você busca para sua evolução espiritual e é uma linda homenagem aos seres mágicos que são pétalas voando colorindo o céu, com cores e formas.

 

A borboleta simboliza a grande transformação e crescimento pessoal. Ver estas criaturas mágicas, muitas vezes é um convite para olhar dentro de si as áreas que você pode melhorar ao longo dos dias, depois meses e por fim anos.

 

Borboletas te incentivam a prestar atenção aos seus ciclos de crescimento, e realmente questionar quais partes de sua personalidade podem ter um novo começo. Este inseto de espírito livre também o convida a viver e a abordar a vida com graça e leveza, e não se coíbir de uma metamorfose, se sua alma precisar.

 

Se você vir borboletas muitas vezes, elas querem que você receba as seguintes mensagens espirituais importantes.

As borboletas são associadas com a transição entre um estilo de vida, personalidade, mente e corpo. 

 

Talvez você tenha começado a se tornar mais consciente de seus padrões de pensamento e crenças pessoais, e começado a mudar internamente. Se enxergue, se permita, é permitido permitir!

 

A borboleta te convida a perceber e a olhar para as situações de uma forma mais leve, e descobrir como transformar a escuridão em algo que você pode usar para crescimento. Trazer a luz para si só depende de você.

 

As borboletas geralmente têm cores brilhantes e vibrantes, para nos mostrar a vida com brilho quando vivemos plenamente.

 

See life shine Talvez você já tenha vivido sua vida dessa maneira, mas se não, a borboleta está te convidando para essa jornada e a tirar o máximo de cada dia, e não tomar qualquer tempo nesta terra como garantido. Aproveite a vida, faça um curso inusitado de piano, teste receitas diferentes. Veja novos filmes, ouça outra música, ou apenas olhe a mesma paisagem com novos olhos.

 

Diferentes áreas do mundo interpretam a borboleta com um simbolismo diferente. Por exemplo, na China, ela pode representar a imortalidade da alma. Para os japoneses, uma borboleta branca representa as almas dos falecidos. Na Grécia Antiga, borboletas representavam a psique ou alma.

 

Você pode se conectar com qualquer um destes significados, mas o mais importante, use a borboleta como uma maneira de entrar em contato com seu eu superior. Apenas sinta a brisa no rosto e olhe mais para o céu! Use o espírito animal borboleta durante os períodos de transição em sua vida. Chame uma dessas doces voadoras charmosas quando você sentir que precisa de uma mudança de comportamento ou quando você começar uma transformação no seu mundo interior. Quando se sentir sufocado e precisar de uma maneira de se abrir novamente, conte com a borboleta para expressar sua criatividade, para absorver novas energias e transitar por novos sonhos, e manter sua vitalidade na alma.