voltar para a página da doutora

 

Dra. Albertina responde suas dúvidas - II.   FAÇA SUA PERGUNTAS. Clique aqui.

Por que eu Menstruo todos os meses?

 

A Menstruação é a descamação do endométrio (a camada de pele por dentro do útero). E o endométrio descama porque não houve gravidez.

O endométrio é como um edredom, que vai envolver o bebê quando você engravidar. O útero faz o “edredom” para receber o feto e, quando percebe que não veio feto nenhum, ele joga fora o edredom e você menstrua. A menstruação é isso. Você ovula, seu óvulo não é fecundado, você menstrua.

 

Já a “menstruação” da pílula é diferente. Você sangra porque parou de tomar o hormônio da pílula. Você de fato não está menstruando, está apenas sangrando.

 

Quando a pílula foi criada, no início dos anos 1960, os seus inventores acreditaram que haveria mais aceitação por parte das mulheres se elas, tomando um anovulatório (a pílula faz você não ovular, por isso se chama anovulatório), sangrassem todo mês.

 

É por isso que você que toma a pílula, se estiver de namorado novo e for menstruar justo nesse fim de semana, pode perguntar ao seu médico se é possível emendar as cartelas e não menstruar nesse mês. Prático, não?

 

Por que eu tenho que sofrer com cólicas?

 

Você não tem. Realmente não.

Foi-se o tempo em que as mulheres se conformavam com aquele seu tal destino de sofredoras ou acreditavam que a cólica menstrual era “natural” e que não tinha remédio.Tem remédio. Mas só um médico pode saber qual é o tratamento adequado para você. O que a sua prima usou e deu certo, pode ser um desastre no seu corpo. Antes de ir ao médico, é bom você saber algumas coisas sobre as cólicas:

 

1.  Cólica não é TPM

Muita gente tende a colocar a cólica no mesmo saco da TPM. Mas TPM, como o nome está dizendo, é tensão PRÉ menstrual e a cólica acontece DURANTE a menstruação.

 

2. Primária

As cólicas menstruais são chamadas de primárias quando são causadas pela liberação de prostaglandinas, uma substância que é produzida no endométrio (você já sabe: endométrio é a camada interna do útero, a camada que descama durante a menstruação e é eliminada com o sangue menstrual).

Essas prostaglandinas são as responsáveis pelas contrações do útero que causam, assim, a dor.

3. Secundária

As cólicas menstruais são chamadas de secundárias quando são causadas por alguma doença como a endometriose ou os miomas. Então, se você tem cólicas, elas podem ser sintomas de que algo não vai bem no seu corpo. Por isso é importante ir ao médico, para saber se as suas cólicas não são sintomas.

4. Incapacitante

Como o nome está dizendo as cólicas incapacitantes são as que atrapalham a vida da mulher, que a impedem de ir à escola ou ao trabalho. Acontecem com 15% das mulheres.

5. Atitude emocional

Se você cresceu numa família onde a maioria das mulheres sofria com cólicas e achava que “isso é assim mesmo”, se você ainda acredita nos antigos mitos e lendas como “quando tiver o primeiro filho passa”, ou se acha que a mulher sofre (e tem que sofrer) mais do que o homem, se você desconhece seu corpo e seus órgãos genitais, então a sua cólica vai ser pior do que a daquela mulher que está de bem com o seu corpo e, por isso, sabe que a chegada da menstruação é um sinal de que tudo está funcionando como deveria.

6. Tratamentos

Para as cólicas primárias, anti inflamatórios não hormonais podem inibir a ação da prostaglandinas e os anti espasmódicos podem atuar como relaxantes para o útero. Nos dois casos, o útero para de ficar se contraindo e... adeus cólica! Algumas pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem às vezes também ajudam.

Para as cólicas secundárias, o único jeito é descobrir que doença está causando essas cólicas e tratar a doença.

 

Outra coisa que ajuda bastante é o exercício físico. Principalmente o que mexe com a região pélvica: caminhada, bicicleta e dança do ventre vão ajudar bastante. Além disso o exercício físico produz as famosas endorfinas, uma substância do cérebro que ajuda na melhora do humor e faz com que as dores do corpo sejam menores.Conhecendo seu corpo, o funcionamento dele, a anatomia dos seus genitais e do aparelho reprodutor, você se livra dos mitos, dos preconceitos e, com uma atitude mental positiva, tudo fica mais fácil.

Não sofra mais com cólicas. Procure o seu médico ou um posto de saúde e livre-se do incômodo. Foi-se o tempo que menstruar era estar incomodada!

Veja Também: Seus órgãos genitais e TPM